Raspbian Stretch chegou para Raspberry Pi

Agora é menos de dois anos que lançamos a versão Jessie da Raspbian. Aqueles de vocês que sabem que o Debian executam seus lançamentos em um ciclo de dois anos, estarão se perguntando quando estaremos lançando a próxima versão, codinome Stretch. Bem, não pergunte mais - Raspbian Stretch está disponível para download hoje!



As diferenças entre Jessie e Stretch são principalmente otimizações do under-the-hood, e você realmente não deve notar diferenças no uso diário da área de trabalho e aplicativos. (Se você estiver realmente interessado, os detalhes técnicos estão nas notas de versão do Debian aqui.)



Novas versões de aplicativos

A versão 3.0.1 da Sonic Pi está incluída - isto inclui muita funcionalidade nova em termos de entrada / saída. Veja as notas de versão do Sonic Pi para obter mais detalhes sobre o que mudou. 

 
O navegador da web Chromium foi atualizado para a versão 60, a versão estável mais recente. Isso oferece um uso melhorado da memória e um código mais eficiente, para que você note que ele corre um pouco mais rápido do que antes. A aparência visual também mudou muito ligeiramente.


Áudio Bluetooth

Em Jessie, usamos o PulseAudio para fornecer suporte para áudio em Bluetooth, mas integrar isso com a arquitetura ALSA utilizada para outras fontes de áudio foi desajeitado. Para Stretch, estamos usando o pacote bluez-alsa para que o áudio Bluetooth funcione com o próprio ALSA. PulseAudio, portanto, não está mais instalado por padrão, e o plugin de volume na barra de tarefas deixa de começar e parar PulseAudio. Do ponto de vista do usuário, tudo deve funcionar exatamente como antes - a única alteração é que se você ainda deseja usar o PulseAudio por algum outro motivo, você precisará instalá-lo você mesmo.


Melhor manipulação de outros nomes de usuário
A conta de usuário padrão no Raspbian sempre foi chamada 'pi', e muitos dos aplicativos de desktop assumem que este é o usuário atual. Isso foi alterado para o Stretch, então agora aplicativos como a Configuração de Framboesas Pi já não assumem que este seja o caso. Isso significa, por exemplo, que a opção de fazer login automaticamente como o usuário 'pi' agora logará automaticamente com o nome do usuário atual.

Outra mudança é como o sudo é tratado. Por padrão, o usuário 'pi' está configurado com acesso sudo sem senha. Nós não estamos mais assumindo que isso seja o caso, então agora, os aplicativos de desktop que exigem acesso ao sudo solicitarão a senha, em vez de simplesmente não funcionar se um usuário sem sudo sem senha usá-los.


Scratch 2 Sense HAT extension

No último lançamento de Jessie, adicionamos a versão offline do Scratch 2. Enquanto o Scratch 2 não mudou para este lançamento, adicionamos uma nova extensão para permitir que o Sense HAT seja usado com o Scratch 2. Veja em 'Mais blocos 'E escolha' Adicionar uma extensão 'para carregar a extensão.

Isso funciona com um Sense HAT ou com o Sense HAT emulator. Se um Sense HAT estiver conectado, a extensão controlará isso de preferência ao emulador.



Fix for Broadpwn exploit

Alguns meses atrás, uma vulnerabilidade foi descoberta no firmware do chipset sem fio BCM43xx, que é usado em Pi 3 e Pi Zero W; Isso potencialmente permite que um invasor tome o chip e execute o código dele. A versão Stretch inclui um patch que aborda essa vulnerabilidade.

Há também o conjunto usual de pequenas correções de bugs e melhorias de UI - vou deixá-lo para detectar esses!
 


Como obter Raspbian Stretch

Como esta é uma atualização importante da versão, recomendamos usar uma imagem limpa; Estes estão disponíveis na página Downloads em nosso site, como de costume.

A atualização de uma imagem Jessie existente é possível, mas não é garantida para funcionar em todas as circunstâncias. Se você deseja testar a atualização de uma imagem de Jessie para o Stretch, recomendamos que você faça um backup primeiro - não podemos aceitar nenhuma responsabilidade pela perda de dados de uma atualização com falha.

Para atualizar, primeiro modifique os arquivos /etc/apt/sources.list e /etc/apt/sources.list.d/raspi.list. Em ambos os arquivos, mude todas as ocorrências da palavra 'jessie' para 'alongar'. (Ambos os arquivos precisarão de sudo para editar.)
 


Em seguida, abra uma janela de terminal e execute



 
sudo apt-get update
sudo apt-get -y dist-upgrade

Responda "sim" a qualquer indicação. Também pode haver um ponto em que a instalação pára enquanto uma página de informações é mostrada na tela - segure a tecla 'espaço' para percorrer tudo isso e depois pressione 'q' para continuar.

Finalmente, se você não estiver usando PulseAudio para nada além de áudio Bluetooth, remova-o da imagem digitando


sudo apt-get -y purge pulseaudio*

 Fonte: https://www.raspberrypi.org/blog/raspbian-stretch/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LINUXFX OS 8.0 LTS

NethServer 7.4 beta 1 lançado

Fedora 26 está aqui!