Tanglu 4 (Dasyatis kuhlii)


Tanglu 4 (Dasyatis kuhlii) lançado!

por: Matthias Klumpp

Estamos orgulhosos de anunciar o lançamento de Tanglu 4 (Dasyatis kuhlii) hoje!

Por que o lançamento levou tanto tempo?

Este lançamento demorou muito tempo para ser concluído, e pedimos desculpas por isso. O Tanglu 4 está pronto e está sentado no pipeline por meses, mas não tivemos recursos humanos suficientes para lidar com a última milha do processo de lançamento, especialmente devido ao nosso líder de projeto estar ocupado com o trabalho em outro derivado Debian do Purism, uma empresa que Constrói computadores baseados em Linux com segurança.

Devido a essa experiência com o lançamento Dasyatis, faremos algumas mudanças na forma como desenvolvemos o Tanglu. Ainda não foi tomada uma decisão final sobre nenhuma das alterações, mas parece que vamos transformar a Tanglu em ter um ramo de lançamento contínuo continuamente atualizado, onde novas coisas novas são adicionadas e o desenvolvimento principal acontece e uma versão estável rastreando o último respectivo Debian stable release. Dessa forma, a distribuição se tornará muito mais fácil de manter para uma equipe pequena (um ramo de liberação de roda requer menos mão de obra para manter). Alinhando nossos lançamentos estáveis ​​com o Debian, também reduziremos muito o custo de manutenção de lançamentos estáveis ​​ao se beneficiar do suporte de segurança da Debian. Claro, esses lançamentos estáveis ​​terão todas as modificações de Tanglu, e provavelmente serão diretamente ramificados da faixa de lançamento em movimento. Isso significa que haverá um lançamento Tanglu estável por lançamento Debian estável, e um lançamento Tanglu continuamente atualizado para pessoas que gostam de ter o software mais recente e melhor e talvez participem do desenvolvimento de Tanglu.

Além disso, mudaremos para usar a  Laniakea para nossa infraestrutura. Laniakea é o sucessor do kit de ferramentas de arquivo existente que usamos para desenvolver o Tanglu hoje (que é um conjunto de scripts Python bastante extensos), mas é muito mais sofisticado e generalizado, o que permite que ele seja usado para o PureOS do Purism's e possivelmente outros derivados Debian como bem. Ao fazer uso disso, podemos usar a sinergia entre PureOS e Tanglu para avançar tanto. Laniakea também nos permitirá automatizar uma grande parte da tarefa do projeto, portanto, menos humanos são necessários para fazer tarefas que as máquinas podem fazer. Além disso, permitirá permissões mais finas em tarefas de gerenciamento de arquivos no futuro.

Além dos aspectos técnicos, também precisamos reformar a estrutura da nossa comunidade um pouco, de modo que menos poder é centralizado em poucas pessoas que se tornam um gargalo de desenvolvimento. Além disso, precisamos dobrar as tarefas de marketing e não codificação, por isso, se você gosta do projeto e quiser assumir qualquer tarefa que não codifique (escrevendo artigos de howtos / blog, desenhar papéis de parede, melhorar a GUI, criar um site melhor, ...), Por favor, entre em contato conosco!

Também possivelmente reiniciamos o processo de tornar-se parte de uma organização FLOSS maior para lidar com o dinheiro de forma segura para nós, para que as pessoas possam nos ajudar a manter nossa infraestrutura fazendo donações.

Todas essas mudanças precisam de código para ser escrito, infra-estrutura para mudar e as pessoas tenham mais tempo para trabalhar nela, então haverá algum atraso até que as mudanças sejam implementadas e podemos publicar a versão alfa do que se tornará Tanglu 5 (Elysia Timida) - mas não se preocupe, acontecerá e temos um bom plano para isso.
Qual é o lançamento?

O Tanglu 4 vem - devido a estar congelado por muito tempo - sem os pacotes mais recentes e melhores, mas ainda com algumas mudanças notáveis. A versão de plasma do KDE está em 5.8, enquanto a área de trabalho GNOME está disponível na versão 3.20 com algumas peças do GNOME 3.22. O design do KDE Plasma foi atualizado com algumas sugestões dos designers da KDE na Akademy no ano passado.

O Tanglu é um sistema totalmente usado pelo padrão atual, sem opção de alternar para a opção split / usr ou opt-in (como nas versões anteriores). Além disso, nós apoiamos a instalação em sistemas UEFI sem modo legado agora, que era um recurso muito solicitado e demorou um bom tempo para fazê-lo funcionar de forma confiável com o instalador da Calamares. No entanto, não apoiamos a inicialização segura em sistemas EFI ainda.

O Tanglu Core recebeu a quantidade usual de atualizações, servindo como um sistema operacional básico para todos que não desejam uma área de trabalho pré-configurada instalada.

Obrigado a todos que contribuíram para este lançamento!

Você pode obter as imagens ISO do Tanglu 4 na área de download.

Divirta-se com Tanglu 4!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LINUXFX OS 8.0 LTS

NethServer 7.4 beta 1 lançado

Debian 9 "Stretch" lançado