Skolelinux Stretch - uma solução completa de Linux para sua escola




Debian Edu / Skolelinux Stretch - uma solução completa de Linux para sua escola

Anúncio em 18 de junho de 2017

Você precisa administrar um laboratório de informática ou uma rede de toda a escola? Gostaria de instalar servidores, estações de trabalho e laptops que, em seguida, funcionariam juntos? Deseja a estabilidade do Debian com serviços de rede já pré-configurados? Você deseja ter uma ferramenta baseada na web para gerenciar sistemas e várias centenas ou até mais contas de usuários? Você se perguntou se e como computadores mais antigos poderiam ser usados?

Então Debian Edu é para você. Os próprios professores ou seu suporte técnico podem lançar um ambiente de estudo multi-máquina multi-usuário completo dentro de alguns dias. Debian Edu vem com centenas de aplicativos pré-instalados, mas você sempre pode adicionar mais pacotes do Debian.

A equipe de desenvolvedores Debian Edu tem o prazer de anunciar o Debian Edu 9 "Stretch", o primeiro lançamento Debian Edu / Skolelinux baseado no lançamento Debian 9 "Stretc
ah". Considere testá-lo e informar de volta () para nos ajudar a melhorar ainda mais.
Sobre Debian Edu e Skolelinux

O Debian Edu, também conhecido como Skolelinux, é uma distribuição Linux baseada no Debian, fornecendo um ambiente fora da caixa de uma rede escolar completamente configurada. Imediatamente após a instalação, o servidor da escola que executa todos os serviços necessários para uma rede escolar está configurado apenas esperando que usuários e máquinas sejam adicionados via GOsa², uma interface web confortável. Um ambiente de inicialização está preparado, então, após a instalação inicial do servidor principal a partir de CD ou USB, todas as outras máquinas podem ser instaladas através da rede. Os computadores mais antigos (até dez anos ou mais) podem ser usados ​​como clientes finos LTSP ou estações de trabalho sem disco, iniciando a partir da rede sem nenhuma instalação. O servidor da escola Debian Edu fornece um banco de dados LDAP e um serviço de autenticação Kerberos, diretórios domésticos centralizados, um servidor DHCP, um proxy web e muitos outros serviços. A área de trabalho contém mais de 60 pacotes de software educacional e mais estão disponíveis no arquivo Debian. As escolas podem escolher entre os ambientes desktop KDE Plasma, GNOME, LXDE, MATE e Xfce.
Novos recursos para Debian Edu 9 "Stretch"

Estes são alguns itens das notas de lançamento do Debian Edu 9 "Stretch", com base no lançamento Debian 9 "Stretch". A lista completa faz parte do manual.

Plymouth é instalado e ativado por padrão, exceto para os perfis 'Main Server' e 'Minimal'.
Icinga substitui Nagios como ferramenta de monitoramento.
LTSP agora usa NBD em vez de NFS para o sistema de arquivos raiz.
Uma tradução japonesa do manual está agora disponível.

Opções de download, etapas de instalação e manual

Uma imagem multi-arquitetura de CD / USB stick (647 MiB) para inicialização de rede pode ser baixada nos seguintes locais:

Http://ftp.skolelinux.org/skolelinux-cd/debian-edu-9+edu0-CD.iso


Rsync -avzP ftp.skolelinux.org::skolelinux-cd/debian-edu-9+edu0-CD.iso

Alternativamente, uma imagem estendida de DVD / USB stick (5.45 GiB) também está disponível, com mais software incluído (economizando tempo de download adicional durante as instalações):

Http://ftp.skolelinux.org/skolelinux-cd/debian-edu-9+edu0-USB.iso
 
Rsync -avzP ftp.skolelinux.org::skolelinux-cd/debian-edu-9+edu0-USB.iso

As imagens podem ser verificadas usando o arquivo SHA256SUMS.asc contendo checksums assinados das imagens; Veja http://ftp.skolelinux.org/skolelinux-cd/SHA256SUMS.asc

Uma vez que você baixou uma imagem, você pode verificar isso

A soma de verificação corresponde ao esperado do arquivo de soma de verificação; e essa
O arquivo de checksum não foi adulterado.

Para obter mais informações sobre como fazer essas etapas, leia o guia de verificação.

Debian Edu 9 "Stretch" é inteiramente baseado em Debian 9 "Stretch"; Então as fontes de todos os pacotes estão disponíveis no arquivo Debian.

Observe a página de status do Debian Edu Stretch.

Ao atualizar do Debian Edu 8 "Jessie", leia o capítulo manual Debian Edu relacionado.

Para notas de instalação, leia o capítulo manual Debian Edu relacionado. Após a instalação, você precisa seguir estas primeiras etapas.

Por favor veja as páginas wiki do Debian Edu para obter a versão inglesa mais recente do manual Debian Edu "Stretch". O manual foi totalmente traduzido para alemão, francês, italiano, dinamarquês, holandês, norueguês Bokmål e japonês. Existe uma versão parcialmente traduzida para o espanhol. Uma visão geral das últimas versões traduzidas do manual está disponível.

Mais informações sobre o Debian 9 "Stretch" é fornecido nas notas de versão e no manual de instalação; Veja https://www.debian.org/.
Sobre a Debian

O Projeto Debian é uma associação de desenvolvedores de Software Livre que oferecem seu tempo e esforço para produzir o sistema operacional completamente gratuito Debian.

Informações de contato

Para mais informações, visite as páginas da Debian em https://www.debian.org/ ou envie um e-mail para .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LINUXFX OS 8.0 LTS

NethServer 7.4 beta 1 lançado

Debian 9 "Stretch" lançado