Raspbian

Uma atualização de desktop Raspbian com algumas novas ferramentas de programação


Hoje lançamos outra atualização na área de trabalho Raspbian. Além dos pequenos ajustes típicos e correções de bugs, as grandes novas mudanças são a inclusão de uma versão offline do Scratch 2.0 e do Thonny (um IDE amigável para o Python que é excelente para iniciantes). Vamos ver todas as mudanças nesta publicação, mas vamos começar com as maiores ...
Scratch 2.0 para Raspbian

Scratch é uma das peças de software mais populares em Raspberry Pi. Isto é em grande parte devido à forma como torna a programação acessível - enquanto é simples de aprender, abrange muitos dos conceitos que são utilizados em linguagens mais avançadas. O Scratch realmente oferece uma excelente introdução à programação para todas as idades.

Raspbian vem com a versão original do Scratch, que está agora na versão 1.4. Há alguns anos, a equipe do Scratch no MIT Media Lab apresentou a nova e melhorada Scratch versão 2.0, e desde que já tivemos inúmeros pedidos para oferecê-la no Pi.

Havia, no entanto, um problema com isso. A versão original do Scratch foi escrita em um idioma chamado Squeak, que poderia ser executado no Pi em um intérprete Squeak. O Scratch 2.0, no entanto, foi escrito em Flash e foi projetado para ser executado a partir de um site remoto em um navegador da Web. Embora isso tenha feito o Scratch 2.0 um aplicativo multiplataforma, que você poderia executar sem instalar nenhum software Scratch, isso também significava que você precisava executar o Flash em seu computador e que precisava estar conectado à Internet para programar em Coçar, arranhão.

Trabalhamos com a Adobe para incluir o plugin Pepper Flash no Raspbian, que permite que os sites Flash sejam executados no navegador Chromium. Isso abordou o primeiro desses problemas, então o site Scratch 2.0 esteve disponível no Pi por um tempo. No entanto, ainda precisava de uma conexão à Internet para executar, o que não era ideal em muitas circunstâncias. Trabalhamos com a equipe Scratch para obter uma versão offline do Scratch 2.0 em execução no Pi.

Screenshot of Scratch on Raspbian 

A equipe Scratch criou um site para permitir que os desenvolvedores criassem extensões de hardware e software para Scratch 2.0; Isso forneceu uma versão do código Flash para o editor Scratch que poderia ser modificado para ser executado localmente e não pela internet. Nós combinamos isso com um programa chamado Electron, que efetivamente envolve uma página da Web local em uma aplicação autônoma. Acabamos com o aplicativo Scratch 2.0 que você pode encontrar na seção de Programação do menu principal.

Computação física com Scratch 2.0

Nós não paramos por aí. Sabemos que as pessoas querem usar Scratch para computação física, e sempre foi um pouco estranho acessar pinos GPIO da Scratch. No nosso aplicativo Scratch 2.0, portanto, existe uma extensão personalizada que permite ao usuário controlar os pinos GPIO da Pi sem dificuldade. Basta clicar em 'Mais blocos', escolha 'Adicionar uma extensão' e selecione 'Pi GPIO'. Isso carrega dois novos blocos, um para ler e um para escrever o estado de um pino GPIO.

Screenshot of new Raspbian iteration of Scratch 2, featuring GPIO pin control blocks.  

A equipe Scratch gentilmente nos permitiu incluir todos os sprites, backdrops e sons da versão online do Scratch 2.0. Você também pode usar o Módulo da Câmera Raspberry Pi para criar novos sprites e origens.

Esta primeira versão funciona bem, embora possa ser lenta para algumas operações; Isso é em grande parte inevitável para o código Flash que está sendo executado em Electron. Tenha em mente que você precisará instalar o plugin Flash Pepper (o que é por padrão nas imagens Raspbian padrão). Como o Pepper Flash só é compatível com o processador no Pi 2.0 e Pi 3, infelizmente não é possível executar o Scratch 2.0 no Pi Zero ou os modelos originais do Pi.

Esperamos que isso faça do Scratch 2.0 uma proposta mais prática para muitos usuários do que foi até agora. Deixe-nos saber se você bateu qualquer problema, no entanto!
 

Thonny: um IDE mais fácil de usar para Python

Um dos caminhos do Scratch para a programação "real" é através do Python. Sabemos que a transição pode ser incomum, e isso não é ajudado pelas ferramentas disponíveis para aprender o Python. É justo dizer que IDLE, o Python IDE, não é o pedaço de software mais popular já escrito ...

No começo deste ano, revisamos cada IDE de Python que acharíamos que seria executado em um Raspberry Pi, na tentativa de ver se havia algo melhor do que o IDLE. Queríamos encontrar algo que fosse mais fácil para iniciantes usar, mas ainda útil para programadores experientes em Python. Encontramos um programa, Thonny, que ficou de cabeça e ombros acima de tudo o resto. É um IDE realmente fácil de usar, que ainda oferece recursos profissionais úteis, como um único passo do código e inspeção de variáveis.

Screenshot of Thonny IDE in Raspbian  

Thonny foi criado na Universidade de Tartu na Estônia; Trabalhamos com Aivar Annamaa, o desenvolvedor principal, ao entrar em Raspbian. A versão original do Thonny funciona bem no Pi, mas porque a GUI está escrita usando o kit de ferramentas GUI padrão do Python, o Tkinter, a aparência entra em conflito com o restante da área de trabalho Raspbian, a maioria dos quais está escrito usando o kit de ferramentas GTK. Nós fizemos algumas mudanças para trazer coisas como fontes e gráficos em linha com a aparência de nossos outros aplicativos, e Aivar muito gentilmente levou esse trabalho e converteu-o em um pacote de tema que poderia ser aplicado a Thonny.Devido às limitações de trabalhar dentro do Tkinter, o resultado não é exatamente como uma aplicação GTK nativa, mas está muito perto. Provavelmente é bom o suficiente para qualquer pessoa que não seja uma UI obscena como eu, mesmo assim! Dê uma olhada na página da Thonny para ver mais detalhes sobre todos os recursos legais que oferece. Esperamos que, com um ambiente mais útil, ajude a facilitar a transição de linguagens gráficas como o Scratch em linguagens "adequadas" como o Python.

Novos ícones

Além desses dois novos pacotes, esta versão é principalmente correções de bugs e pequenas versões de solavancos. Uma coisa que você pode notar, no entanto, é que fizemos alguns ajustes em nosso conjunto de ícones personalizados. Nós nos perguntamos se os ícones podem parecer melhores com contornos ligeiramente mais finos. Nós tentamos, e eles fizeram: esperamos que você também os prefira.

Carregando a nova imagem

Você pode baixar uma nova imagem da página Downloads, ou pode usar o apt para atualizar:

Sudo apt-get update
Sudo apt-get dist-upgrade

Para instalar o Scratch 2.0:

Sudo apt-get install scratch2

Para instalar o Thonny:

Sudo apt-get install python3-thonny

   
Mais uma coisa…

Antes do Natal, lançamos uma versão experimental da área de trabalho em execução no Debian para computadores baseados em x86. Fiquei um pouco surpreso com o quão popular se tornou! Isso nos fez perceber que isso era algo que precisávamos apoiar no futuro. Nós decidimos que vamos tentar fazer todas as versões de desktop novas para Pi e x86 a partir de agora.

A versão deste lançamos no ano passado foi uma imagem ao vivo que poderia ser executada a partir de uma chave USB. Muitas pessoas perguntaram se poderíamos torná-lo instalável permanentemente, então esta versão inclui um instalador. Isso usa o processo de instalação Debian padrão, portanto, ele deve funcionar na maioria das máquinas. Devo enfatizar, porém, que não fomos capazes de testar em todos os tipos de hardware, então pode haver problemas em alguns computadores.

Certifique-se de fazer backup do disco rígido antes de instalá-lo. Ao contrário da imagem ao vivo, isso irá apagar e reformatar seu disco rígido, e você perderá qualquer coisa que já esteja nela!  

Você ainda pode inicializar a imagem como uma imagem live se não quiser instalá-la e criará uma partição de persistência na placa USB para que você possa salvar dados. Basta selecionar 'Executar com persistência' no menu de inicialização. Para instalar, escolha 'Instalar' ou 'Instalação gráfica' no mesmo menu. O instalador do Debian irá acompanhar o processo de instalação.

Você pode baixar a imagem x86 mais recente (que inclui Scratch 2.0 e Thonny) daqui ou aqui para um arquivo torrent.
 
Finalmente

Esta versão do desktop é baseada em Debian Jessie. Alguns de vocês sabem que uma nova versão estável do Debian (chamado Stretch) foi lançada na semana passada. Tenha certeza - temos trabalhado em transportar tudo para Stretch há algum tempo, e teremos uma versão Stretch pronta em algum momento durante o verão.
 


Fonte https://www.raspberrypi.org/blog/a-raspbian-desktop-update-with-some-new-programming-tools/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LINUXFX OS 8.0 LTS

NethServer 7.4 beta 1 lançado

Debian 9 "Stretch" lançado