Debian 9 "Stretch" lançado

Debian 9 "Stretch" lançado

Anúncio do lançamento 17 de junho de 2017

Após 26 meses de desenvolvimento, o projeto Debian tem o orgulho de apresentar sua nova versão estável 9 (nome do código "Stretch"), que será suportada nos próximos 5 anos, graças ao trabalho combinado da equipe Debian Security e do Debian Long Term Equipe de suporte.

O Debian 9 é dedicado ao fundador do projeto, Ian Murdock, que faleceu em 28 de dezembro de 2015.

Em "Stretch", a variante MySQL padrão é agora MariaDB. A substituição de pacotes para o MySQL 5.5 ou 5.6 pela variante MariaDB 10.1 acontecerá automaticamente após a atualização.

O Firefox e o Thunderbird retornam ao Debian com o lançamento de "Stretch", e substituem suas versões deformadas Iceweasel e Icedove, que estavam presentes no arquivo por mais de 10 anos.

Graças ao projeto Reproducible Builds, mais de 90% dos pacotes de origem incluídos no Debian 9 construirão pacotes binários idênticos bit-for-bit. Este é um recurso de verificação importante que protege os usuários de tentativas mal-intencionadas para manipular compiladores e criar redes. Futuras versões do Debian incluirão ferramentas e metadados para que os usuários finais possam validar a proveniência dos pacotes dentro do arquivo.

Os administradores e aqueles em ambientes sensíveis à segurança podem ser confortados com o conhecimento de que o sistema de exibição X não exige mais privilégios de "raiz" para executar.

A versão "Stretch" é a primeira versão do Debian para caracterizar o ramo "moderno" do GnuPG no pacote "gnupg". Isso traz consigo criptografia de curva elíptica, melhores padrões, uma arquitetura mais modular e suporte de cartão inteligente aprimorado. Continuaremos a fornecer o ramo "clássico" do GnuPG como gnupg1 para as pessoas que o necessitam, mas agora está obsoleto.

Os pacotes de depuração são mais fáceis de obter e usar no Debian 9 "Stretch". Um novo repositório "dbg-sym" pode ser adicionado à lista de fontes do APT para fornecer símbolos de depuração automaticamente para muitos pacotes.

O suporte UEFI ("Unified Extensible Firmware Interface") introduzido pela primeira vez em "Wheezy" continua a ser melhorado em "Stretch", e também suporta a instalação no firmware UEFI de 32 bits com um kernel de 64 bits. As imagens ao vivo da Debian agora incluem suporte para a inicialização UEFI como uma nova característica, também.

Esta versão inclui inúmeros pacotes de software atualizados, tais como:

Apache 2.4.25
Asterisco 13.14.1
Cromo 59.0.3071.86
Firefox 45.9 (no pacote firefox-esr)
GIMP 2.8.18
Uma versão atualizada do ambiente de trabalho GNOME 3.22
Coleção GNU Compiler 6.3
GnuPG 2.1
Golang 1.7
KDE Frameworks 5.28, KDE Plasma 5.8 e KDE Applications 16.08 e 16.04 para componentes PIM
LibreOffice 5.2
Linux 4.9
MariaDB 10.1
MATE 1.16
OpenJDK 8
Perl 5.24
PHP 7.0
PostgreSQL 9.6
Python 2.7.13 e 3.5.3
Ruby 2.3
Samba 4.5
Sistema 232
Thunderbird 45.8
Tomcat 8.5
Xen Hypervisor
O ambiente de trabalho Xfce 4.12
Mais de 51.000 outros pacotes de software prontos para uso, construídos a partir de um pouco mais de 25.000 pacotes de origem.

Com esta ampla seleção de pacotes e seu tradicional suporte de arquitetura ampla, o Debian novamente permanece fiel ao seu objetivo de ser o sistema operacional universal. É adequado para muitos casos de uso diferentes: dos sistemas de desktop aos netbooks; De servidores de desenvolvimento para sistemas de cluster; E para servidores de banco de dados, web ou de armazenamento. Ao mesmo tempo, esforços de garantia de qualidade adicionais como testes de instalação e atualização automática para todos os pacotes no arquivo da Debian garantem que "Stretch" atenda às altas expectativas que os usuários têm de uma versão Debian estável.

Um total de dez arquiteturas são compatíveis: 64 / bit PC / Intel EM64T / x86-64 (amd64), 32 bits PC / Intel IA-32 (i386), 64-bit little-endian Motorola / IBM PowerPC (ppc64el), IBM S / 390 (s390x) de 64 bits, para ARM, armel e armhf para hardware mais antigo e mais recente de 32 bits, além de arm64 para a arquitetura de 64 bits "AArch64" e para MIPS, além dos dois 32- Bit mips (big-endian) e mipsel (little-endian), existe uma nova arquitetura mips64el para hardware little-endian de 64 bits. O suporte para Motorola / IBM PowerPC (powerpc) de 32 bits foi removido em "Stretch".

Quer dar uma chance?
Se você quiser simplesmente testar o Debian 9 "Stretch" sem instalá-lo, você pode usar uma das imagens live disponíveis que carrega e executa o sistema operacional completo em um estado somente de leitura através da memória do seu computador. Se você desfrutar do sistema operacional, você tem a opção de instalar a partir da imagem ao vivo no disco rígido do seu computador. A imagem ao vivo está disponível para CDs, USB sticks e configurações do netboot. Inicialmente, essas imagens são fornecidas apenas para as arquiteturas amd64 e i386. Mais informações estão disponíveis na seção de imagens de instalação live do site Debian.
Se você optar por instalar o Debian 9 "Stretch" diretamente no disco rígido do seu computador, você pode escolher entre uma variedade de mídia de instalação, como Blu-ray Disc, DVD, CD, USB stick ou via rede interna. Vários ambientes de desktop - GNOME, KDE Plasma Desktop e aplicativos, LXDE e Xfce - podem ser instalados através dessas imagens com a seleção desejada escolhida nos menus de inicialização da mídia de instalação. Além disso, CDs e DVDs de arquitetura múltipla estão disponíveis, que suportam a instalação de múltiplas arquiteturas a partir de um único disco. Ou você sempre pode criar mídia de instalação USB inicializável (consulte o Guia de Instalação para mais detalhes). Para usuários da nuvem, o Debian também oferece imagens OpenStack pré-construídas para arquiteturas amd64 e arm64, prontas para usar.


O Debian agora pode ser instalado em 75 idiomas, com a maioria disponível em interfaces de usuário baseadas em texto e gráfico.

As imagens de instalação podem ser baixadas agora através do bittorrent (o método recomendado), jigdo ou HTTP; Veja Debian em CDs para obter mais informações. "Stretch" em breve estará disponível em discos físicos de DVD, CD-ROM e Blu-ray de vários fornecedores também.
 


Atualizando o Debian
Atualizações para o Debian 9 da versão anterior, Debian 8 (codinamed "Jessie") são geridas automaticamente pela ferramenta de gerenciamento de pacotes apt-get para a maioria das configurações. Como sempre, os sistemas Debian podem ser atualizados de forma indolora, no local, sem qualquer tempo de inatividade forçada, mas recomenda-se que leia as notas de versão, bem como o guia de instalação para possíveis problemas e instruções detalhadas sobre a instalação e atualização. As notas de lançamento serão melhoradas e traduzidas para idiomas adicionais nas semanas após o lançamento.Sobre a Debian
Debian é um sistema operacional gratuito, desenvolvido por milhares de voluntários de todo o mundo que colaboram através da Internet. As principais vantagens do projeto Debian são a base voluntária, a dedicação ao Debian Social Contract e Free Software e seu compromisso de fornecer o melhor sistema operacional possível. Esta nova versão é outro passo importante nessa direção. 

Informações de contato
Para mais informações, visite as páginas da Debian em https://www.debian.org/ ou envie um e-mail para .
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LINUXFX OS 8.0 LTS

NethServer 7.4 beta 1 lançado

Fedora 26 está aqui!